O
fado é um estilo musical tipicamente português, normalmente cantado por uma só pessoa, a quem se chama fadista, acompanhada por uma guitarra clássica (nos meios fadistas denominada viola) e de uma guitarra portuguesa.
Não sendo uma importação, a origem histórica do fado é incerta, mas que se julga resultado de uma fusão histórica e cultural que ocorreu em Lisboa, sendo que surge na segunda metade do século XIX, embalado nas correntes do romantismo, exprimindo a tristeza de um povo, a sua amargura pelas dificuldades que vive, mas imprimindo contudo um sentimento de esperança.
Os temas mais cantados no fado são a saudade, a nostalgia, o ciúme, as pequenas histórias do quotidiano dos bairros típicos e as lides de touros.
A ideia do destino (a palavra fado deriva do latim fatum, que significa destino) como uma força implacável que está para além da vontade humana é essencial para a compreensão deste estilo musical.
A primeira cantadeira de fado de que se tem conhecimento foi Maria Severa Onofriana que cantava e tocava guitarra nas ruas da Mouraria, e era amante do Conde de Vimioso e o romance entre ambos é tema de vários fados.
O fado moderno iniciou-se e teve o seu apogeu com Amália Rodrigues, sendo ela quem popularizou fados com letras de grandes poetas, como Luís de Camões, José Régio, Pedro Homem de Mello e outros.
Nos centros urbanos de Lisboa e do Porto, o fado é um fenómeno situado nas zonas mais antigas da cidade, e é cantado em casas típicas, onde a decoração alusiva ao fado – o xaile negro e a guitarra portuguesa – está sempre presente.
Há também vários tipos de fado, resultante dos temas e das afinações, sendo seu melhor exemplo os fados de Lisboa fados de Coimbra, este muito relacionado com a vida estudantil da cidade.
Há também vários tipos de fado, resultante dos temas e das afinações, sendo seu melhor exemplo os fados de Lisboa fados de Coimbra, este muito relacionado com a vida estudantil da cidade.
Fado Português
Reviewed by Marta Rainier
on
abril 19, 2019
Rating:
Sem comentários:
Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente