Caretos de Podence

D
e chocalhos à cintura e vara na mão, os caretos têm o diabo no corpo. Correm, saltam, dançam, perseguem as raparigas solteiras, intimidam visitantes. A brincar a brincar, este Carnaval recicla tradições e enche de orgulho o povo da aldeia de Podence. 


As festas de Domingo Gordo e do dia de Carnaval em Podence são da inteira responsabilidade dos Caretos, seres mágicos que vivem nas máscaras e nos trajes exuberantes, que invadem as ruas desta aldeia para a expurgar dos males e purificar. E, claro está, dar umas “chocalhadas” nas raparigas casadoiras…


Esta forma de celebrar o Carnaval vem do tempo dos romanos, embora alguns autores reportem as festividades ao período do Neolítico. Certo é que os rituais estavam ligados à entrada na Primavera e à necessidade das sociedades agrícolas terem boas colheitas. 

A tradição esteve em risco de se perder nos anos 60, por causa da guerra colonial e da imigração, que afastaram os homens desta aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros. Vinte anos depois, a tradição foi recuperada. Hoje, é uma atracão turística. 

A arte de fazer máscaras e disfarces deste género no Carnaval não é exclusiva de Podence, sendo também famosos os Caretos de outras aldeias transmontanas, como os Caretos de Lazarim, por exemplo.

Caretos de Podence Caretos de Podence Reviewed by Marta Rainier on abril 19, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente

Com tecnologia do Blogger.