Barro Negro de Bisalhães

B

isalhães é uma aldeia situada na encosta sul da freguesia de Mondrões, concelho de Vila Real, em Portugal e é famosa pelo artesanato em barro negro a que se chama precisamente barro negro de Bisalhães , que foi já declarado património imaterial da Humanidade.


O registo mais antigo sobre um oleiro em atividade em Bisalhães é de 1709, aquando do casamento entre uma mulher de Bisalhães e um oleiro de Gondar.


Mas a produção de peças deste tipo de berro não é única em Bisalhães, existindo a norte de Portugal em outros locais como: Fazamões, Freguesia de Paus, Concelho de Resende; Gondar, Amarante, Molelos, Tondela, Vilar de Nantes, lugar e freguesia do mesmo nome, Concelho de Chaves.

A técnica de tratamento deste tipo de barro é que é única, sendo o barro, depois de britado, espalhado na eira para secar ao sol. 

De seguida, é transportado para os "pios" de pedra e moído, até se desfazer em pó, retiram-se as impurezas, mistura-se com água e amassa-se. 

Depois, o oleiro dá-lhe forma na roda de oleiro e, antes que esta seque, ornamenta-se com flores e outras formas.


A cozedura faz-se num forno aberto no chão (soenga).

Colocam-se as peças, e cobrem-se com rama de pinheiro verde, a que se ateia fogo. Quando este começa a ficar com aspecto avermelhado (em brasa), abafa-se o fogo com caruma, musgo e terra escura, para que não se libertem fumos e seja obtida a cor negra característica.

Encontra-mos diferentes tipos de louça negra: a "churra" (que é mais grosseira, negra e sem brilho) e a "gogada" (que é fina e sem defeito).


Com a tendência crescente para valorizar artes antigas que se perdiam no tempo e estavam quase em extinção, há um renascimento dessas artes com designs modernos e utilizações extraordinárias. 

Barro Negro de Bisalhães Barro Negro de Bisalhães Reviewed by Marta Rainier on maio 09, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente

Com tecnologia do Blogger.