P
ortugal como um país de mar e marinheiros o peixe é central na sua gastronomia e nestes, o polvo. O polvo à lagareiro é uma prato culinário típico de Portugal, e como o nome indica, é confecionado com polvo.
A sua origem é indefinida mas poderá estar ligada ao modo como era confecionado, o mesmo sucedendo com o bacalhau, podendo estar associado ao norte de Portugal onde é habitualmente servido na ceia de Natal.
Este é cozido e, em seguida, grelhado, sendo depois servido regado com azeite bem quente, onde deverão ter sido alourados alhos e pequenos pedaços de cebola.
Como acompanhamento, são utilizadas as batatas a murro.
A expressão lagareiro designa um indivíduo que trabalha num lagar, na produção de azeite e é utilizada neste contexto devido à quantidade abundante de azeite que é usada para regar o polvo.
Ingredientes:
1,2 a 1,5 kg. de polvo
2 dl de azeite
6 dentes de alho
1 Kg. de batatas não muito grandes com casca
2 cebolas
1 raminho de coentros
azeitonas
Preparação:
O polvo, depois de cozido e escorrido (de preferência, coza-o numa panela de pressão com uma cebola inteira, sal, grãos de pimenta e 1 folha de louro, durante meia hora, sem adicionar água), vai à grelha para grelhar, com um pouco de sal.
Depois de grelhado, é regado com azeite fervido, alhos cortados às rodelas, coentros picados, cebolas cortadas às rodelas finas e azeitonas, acompanhando com batatas a murro.
As batatas são lavadas e colocadas num tabuleiro, onde devem ser salpicadas com bastante sal grosso.
Vão ao forno quente cerca de 45 minutos.
Depois de assadas, o sal deve ser limpo e deve ser-lhes dado um murro ao de leve.
Polvo à Lagareiro
Reviewed by Marta Rainier
on
abril 19, 2019
Rating:
Sem comentários:
Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente