Festival Islâmico de Mértola

O

Festival Islâmico de Mértola acontece na vila de Mértola, de dois em dois anos, sempre em anos, ímpares e é uma organização da Câmara Municipal de Mértola em parceria com a comunidade local e várias organizações locais, nacionais e internacionais.


É uma história que começa em 2001 com a 1ª Edição do Festival Islâmico de Mértola, indo assim além das iniciais motivações académicas, científicas, museográficas, culturais e pedagógicas que a vila despertava, assumindo-se progressivamente, nos anos seguintes, como um evento de carácter turístico com forte impacto na economia local e regional. 

Nos anos ímpares, Mértola recorda assim o seu passado árabe no Festival Islâmico que em maio enche de cor as ruas da vila.


Durante os dias do Festival, Mértola regressa a uma época entre os séculos VIII e XIII em que era capital de um reino taifa e um importante porto comercial nas rotas entre a Península Ibérica e o Norte de África.

Músicos e bailarinas árabes exibem as suas artes, os artesãos produzem e vendem os seus artefactos num mercado concorrido e os cozinheiros preparam iguarias da gastronomia muçulmana como os cuscuz acompanhados por chá de menta. 

Quem quiser aprofundar os seus conhecimentos sobre a cultura árabe poderá ainda participar em ateliês de caligrafia ou assistir a exposições e colóquios relacionados com esta temática.


De génese marcadamente cultural e patrimonial, com fortes raízes territoriais, o Festival Islâmico de Mértola tem a sua base no trabalho arqueológico realizado sobre o património de Mértola, em particular, o referente ao período Islâmico, levado a cabo, desde o fim dos anos 70, pela equipa técnica do Campo Arqueológico de Mértola, em parceria com o Município e outras entidades locais e nacionais do meio associativo e académico. 

O estudo do Período Islâmico em Portugal, aquando das primeiras intervenções arqueológicas na Alcáçova do Castelo de Mértola, estava praticamente no ponto zero.


A importância e abundância dos achados arqueológicos encontrados no decurso dos estudos realizados à altura, e que se estenderam por todo o casco histórico da vila até aos dias de hoje, tornaram-se então determinantes para o conhecimento deste período histórico e afirmaram a importância estratégica que a antiga cidade de Mértola, assumiu, nessa época, como entreposto comercial de ligação ao “mundo mediterrânico.”

No período islâmico, Mértola reforça a sua posição de porto mais ocidental do Mediterrâneo, atinge o auge da sua função mercantil e assume-se como espaço privilegiado de encontro de culturas. 

Festival Islâmico de Mértola Festival Islâmico de Mértola Reviewed by Marta Rainier on maio 10, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente

Com tecnologia do Blogger.