Viva como um burguês neste Mercado que recria historicamente a vida medieval portuguesa entre os séculos XIII e XIX. Presença Banquetes, trajes coloridos, trovadores alegres, todos entre e ao redor das antigas paredes fortificadas de Óbidos.
O festival medieval de Óbidos é uma celebração medieval que se realiza desde 2002. Dura aproximadamente 2 semanas entre os meses de julho e agosto. Com um itinerário diário que começa por volta da hora do almoço e termina à meia-noite.
Toda a aldeia participa na recriação histórica da vida medieval, através de figurinos, decoração temática, comida ancestral, competições de cavaleiros, canções de trovador e muito mais.
Para participar no festival a entrada custa cerca de 50 euros, isto inclui um traje de eleição onde decidirá ser realeza, burguês ou camponesa. Também inclui lugares reservados para o show do dia e participação no Banquete Real.
Para apenas asistir a entrada custa 7 euros, inclui acesso ao festival e aos espetáculos, mas terá de chegar a tempo antes de cada espetáculo para garantir um lugar e pagar a refeição separada.
Todos os anos tem um tema especial que é abordado através de vários espetáculos. Alguns temas passados foram a água, medo e fogo.
O Castelo
Os primeiros povoados da colina datam do Império Romano, através dos visigodos, sendo fortificados pelos muçulmanos no século VIII e finalmente conquistados pelo primeiro rei português Afonso I para a Reconquista Cristã no século XII.
Em 1214, o Rei D. Afonso II doou o castelo como presente de casamento à sua esposa e à Rainha D. Urraca. Esta tradição manter-se-ia até ao século XIX, sendo passada de Rainha para Rainha, onde os sucessivos Reis doariam novas fortificações ao Castelo.
Assim, à medida que os séculos passavam Óbidos aproximar-se-ia cada vez mais da forma como o conhecemos hoje. É nestes anos que as paredes contêm a verdadeira vida medieval portuguesa.
A experiência
Refeições
As refeições seguem um guia específico de ingredientes de acordo com o que estava disponível na altura. A comida é cozida em chamas com braças e servida em pratos cerâmicos e greda.
Sanduíche pernil, febra, chouriço assado, migalhas de feijão ou sopa Viking, são alguns dos pratos que você vai encontrar.
Você pode beber diferentes vinhos e cervejas artesanais, bem como experimentar o licor local da região a Ginjinha d'Óbidos, um licor de cereja.
Artesãos e trovadores
Artesãos e comerciantes foram um pilar da economia medieval, aqui você vai encontrá-los vendendo objetos artesanais autênticos; vestuário e artigos de couro, metais forjados, caixas esculpidas e utensílios de madeira.
Além disso, você encontrará diferentes atores personificando diferentes personalidades medievais. Assim como os trovadores medievais, músicos e poetas que compuseram e executaram as suas próprias obras.
Dentro do mercado o "Torreão" é a moeda utilizada, tudo, desde comida a artefactos, é reembolsável com o Torreão. A moeda foi desenhada pelo escultor José Aurélio replicando a antiga moeda portuguesa. Torreão é resgatado à entrada, mas não se preocupe se esgotar, eles também aceitam euros dentro do evento.
O torneio dos cavaleiros era uma forma de entretenimento e espetáculo na era medieval, ocorreu em coroações, casamentos, vitórias e formação de alianças. Estes cavaleiros competiram uns contra os outros numa série de espetáculos marciais onde tinham de provar quem era o guerreiro mais adequado.
No festival medieval de Óbidos terá a oportunidade de se sentar entre a realeza e a burguesa para desfrutar do espetáculo em primeira mão. Os poderes são atuados para garantir o bem-estar dos "cavalheiros".
Um lugar apanhado no tempo, onde você pode comer e tomar como Rei Medieval, ver cavaleiros lutar pela sua honra, tudo enquanto ouvem ritmos ancestrais e canções saltando dentro deste castelo milenar. Não perca esta oportunidade de viver esta experiência incrível e imersiva.
Sem comentários:
Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente