A
propósito de cozinha tradicional, Fialho d’Almeida, num famoso texto de “Os Gatos”, pronuncia-se sobre o que é o prato nacional:
“Uma composição culinária, característica, inconfundível. Transmite-se por tradição: os estrangeiros não sabem confecioná-lo, mesmo naturalizados: tendo chegado até nós por processos lentos, e contraprovas de biliões de experimentadores, sucessivamente interessados em o fixar de forma irrepreensível, resulta ser ele sempre uma coisa eminentemente sápida e sadia.
Isto o distingue dos pratos “compostos”, quero dizer daquelas mixórdias de comestíveis e temperos, doseados a poder de balança, exclusivamente científicas, nada intuitivas e meramente inventadas.
O prato nacional é como o romanceiro nacional, um produto do génio coletivo: ninguém o inventou e inventaram-no todos: vem-se ao mundo ido por ele, e quando se deixa a pátria, antes de pai e mãe, é a primeira coisa que se lembra.
Em Portugal não há província, distrito, terra, que não registe entre os monumentos locais, a especialidade de um petisco raro, sábio, fino, verdadeira sinfonia de sabores sempre sublime.
In "À Mesa com Fialho de Almeida (Os gatos: publicação mensal d´inquérito à vida portuguesa, Lisboa, 1927)
Portugal está, em termos de gastronomia, dividido entre a zona do Mediterrâneo e a zona do Atlântico.
A gastronomia portuguesa é riquíssima e, sobretudo, muito variada, existindo uma enorme variedade de pratos típicos nas diversas regiões do país.
A gastronomia portuguesa está intimamente ligada aos produtos típicos do clima onde Portugal se insere mas, dadas as peculiaridades da história de Portugal, acaba por ter algumas diferenças acentuadas em relação a países vizinhos.
Tal facto contribui para que a nossa cozinha seja uma mistura de influências mediterrânicas mas também de influências orientais (por causa das especiarias trazidas durante a época dos descobrimentos) e de influências marítimas (por causa da extensa costa oceânica que o país possui).
Um facto curioso é o pormenor de o produto gastronómico português mais famoso ser o bacalhau, um peixe que nem sequer existe na costa portuguesa e que é pescado a mais de 4 mil quilómetros de distância.
De resto, na gastronomia portuguesa abunda o peixe, sobretudo no litoral, e a carne, sobretudo no interior, graças à elevada qualidade do gado bovino, ovino e suíno que existe no nosso país.
São ainda muito comuns os vegetais e os grãos de vários tipos. Sopas e fumeiro são outra parte fundamental da dieta de qualquer português.
Cozinha Tradicional Portuguesa
Reviewed by Marta Rainier
on
abril 22, 2019
Rating:
Sem comentários:
Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente