Carrasqueira: o maior porto palafítico da Europa

N
a margem esquerda do estuário do rio Sado, situa-se uma pequena e graciosa povoação piscatória que dá pelo nome de Carrasqueira e faz parte da freguesia da Comporta, no concelho de Alcácer do Sal. 


A poente situa-se a extensa Península de Troia, ladeada por magníficas praias banhadas pelo Oceano Atlântico e a nascente, o estuário com os seus sapais.

Em toda a Europa, o rio Sado é um dos poucos rios que corre de Norte para Sul, mas esta região não possui apenas esta particularidade porquanto também o porto palafítico da Carrasqueira constitui um exemplar único.

Assente sobre estacas de madeira cravadas no lodo ou na água, consoante a maré, apresentam-se de forma irregular, formando um verdadeiro labirinto onde as embarcações de pesca fazem a acostagem.


Os cais começaram por ser construídos em meados do século XX e estendem-se por centenas de metros ao longo dos esteiros do estuário do Sado.

Sobre o tabuado dos cais erguem-se ainda, aqui e acolá, pequenas arrecadações onde os pescadores guardam os seus apetrechos de pesca., como os alcatruzes da pesca ao polvo.


Outrora, esta localidade acolhia trabalhadores rurais, pescadores e salineiros que procuravam melhores condições de sobrevivência.

A fim de evitar que os trabalhadores viessem a adquirir algum direito de posse, os proprietários das herdades a quem pertenciam as terras não lhes autorizavam a construção de habitações com materiais duradouros.


Assim, passaram a erguer grandes cabanas feitas de colmo, com o piso de barro ou terra batida e o telhado e paredes feitas de colmo, muitas das quais subsistem e tornaram-se emblemáticas desta região.



Em virtude do perigo que representavam por serem construídas em materiais altamente inflamáveis, passaram a construir conjuntos de duas cabanas, destinando-se uma delas a albergar duas famílias enquanto a outra servia para cozinha, desse modo, preveniam a ocorrência de tragédias provocadas por eventuais incêndios que pudessem ocorrer.

A recolha do sal parece extinta, porém, os pescadores continuam a fainar e a os estabelecimentos da localidade a servir os visitantes com as iguarias tradicionais de que se destacam o choco frito e o ensopado de enguias.

A Carrasqueira oferece ainda magníficas imagens do estuário do Sado e constitui um elemento tradicional que merece ser realçado.

Carrasqueira: o maior porto palafítico da Europa Carrasqueira: o maior porto palafítico da Europa Reviewed by Marta Rainier on abril 22, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente

Com tecnologia do Blogger.