Barcos Moliceiros - Aveiro

M
oliceiro é o nome dado aos barcos que circulam na Ria de Aveiro, região lagunar do Rio Vouga, sendo embarcações que eram originalmente utilizadas para a apanha do moliço, principal fonte de adubagem nas terras agrícolas de Aveiro.


O moliço, nome vulgar que abrange, sem distinção de espécies, as plantas que constituem a vegetação que cresce submersa nas águas dos sapais.

No que diz respeito ao seu aproveitamento agrícola, o moliço foi um importante recurso das gentes ribeirinhas, que até ao fim da década de 50 praticavam a sua colheita em quantidades que excediam as 200 mil toneladas por ano, sendo que, nos dias de hoje, a apanha de moliço está próxima da extinção, tendo-se verificado o seu declínio ao longo do século XX.


São barcos construídos em madeira de pinheiro, de borda baixa para facilitar o carregamento do moliço, sendo o comprimento total de cerca de 15 metros, a largura de boca 2,50 metros e navega em pouca altura de água. 


O castelo da proa é coberto e usa como meios de propulsão uma vela, a vara e a sirga, sendo esta um cabo que se utiliza na passagem dos canais mais estreitos ou junto às margens, quando navega contra a corrente ou contra o vento.


Os moliceiros têm uma proa e uma ré muito elegantes que normalmente estão decorados com pinturas que ridicularizam situações do dia a dia, sendo um dos ex-libris da cidade de Aveiro, atualmente usados para fins turísticos.

Barcos Moliceiros - Aveiro Barcos Moliceiros - Aveiro Reviewed by Marta Rainier on abril 22, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente

Com tecnologia do Blogger.