Cantarinha dos Namorados

A

Cantarinha das Prendas ou Cantarinha dos Namorados, como é vulgarmente conhecida, foi criada ou recriada no século XIX e conseguiu perpetuar-se como um importante testemunho material deste período, fértil em mudanças políticas, económicas e sociais. 


Originárias das olarias de Guimarães, estas peças são feitas em barro vermelho, polvilhado de mica branca e decoradas com motivos arcaicos. A "Cantarinha Maior", significa a abundância no futuro conjunto do casal e a "Cantarinha Menor", sem motivos decorativos, significa o quotidiano, a incerteza do dia que virá.


Eram utilizadas para prendas de noivado, estas eram colocadas nas cantarinhas e eram de ouro, como por exemplo: cordões, cruzes, estrelas, etc.. . Este costume popular já foi posto de parte nos nossos dias, embora continue a existir este tipo artesanato.

Foi premiada em exposições nacionais e internacionais, o que comprova a sua valorização à época.


Desde então, passou a ser romanceada e conotada com os quadros representativos do pitoresco, da rotina da mulher que vai à fonte com um cântaro especial, oferta de um pretendente.

Passamos a citar a lenda da Cantarinha dos Namorados, peça emblemática da olaria vimaranense e ícone do artesanato local, que importa valorizar como parte integrante do seu património cultural.

Apesar de se ter perdido o encanto de antigamente sempre que uma dama recebia esta peça de artesanato do seu pretendente continua a existir uma enorme curiosidade em conhecer a sua história.


Quando um rapaz se dispunha a fazer o pedido oficial de casamento, primeiro oferecia à namorada uma Cantarinha das Prendas. Se esta era aceite, estava formalizado o pedido particular, dependendo apenas da vontade dos pais anunciar-se o noivado.

Uma vez dado o seu consentimento e tendo estes chegado a um acordo quanto ao dote, a Cantarinha servia então para guardar as prendas que o noivo e os pais da noiva ofereciam: cordões, tranceletes, corações, cruzes, borboletas, estrelas, arrecadas, relicários e outros objetos em ouro.


A Cantarinha era utilizada, assim como os lenços dos namorados, como símbolo de aceitação ou rejeição de um pedido de namoro/noivado.

Outra versão diz que, dentro da Cantarinha eram colocadas rifas. A rapariga, tirava depois uma ao acaso que correspondia a uma prenda.


Este uso há muito que foi posto de parte. Hoje resta a tradição, que se mantém viva pela mão da mestre oleira Bela Alves.
Cantarinha dos Namorados Cantarinha dos Namorados Reviewed by Marta Rainier on maio 11, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente

Com tecnologia do Blogger.