Arrecadas de Viana

O
s objetos de ouro trazidos ao peito da minhota não são apenas para enfeite ou vaidade mas sim, o seu símbolo de riqueza considerado por muitos como "o peito da minhota é um céu estrelado".


Antigamente um simples tarefa de ir ao notário com o intuito de legalizar um determinado negócio, como por exemplo vender uma propriedade, obrigava a que as mulheres se apresentassem ouradas com um certo exagero demonstrando à sociedade que se vendiam a propriedade, não era por necessidade financeira mas porque havia surgido uma ótima oportunidade de venda. 

Deste modo, mostravam que quem comprou não foi obrigado a desfazer-se do seu ouro. O "ar" de quem vendia avalia-se pelas roupas e pela sua limpeza bem como pelo ouro que ostentava. 


A mulher de Viana do Castelo, no Minho, desprovida de brincos era significado de que passava necessidades e era considerada uma "mulher fanada" ou até mesmo podia ter prometido aos Santos andar sem eles. 

Tal prova de sacrifício era de se ter em conta pois, constituía um verdadeiro tormento passar por fanada e era tido como um acto verdadeiramente estoico. Era muito raro não usarem ou mesmo deixarem no ourives. Quando tal, serviam-se do falso pretexto da orelha ferida. Para melhor representar ou para convencer, besuntava com unguento ou caiava com alvaiade o competente lóbulo. 

As Arrecadas de Viana, designadas por argolas filigranadas, de "bambolina" ou de "pelicano". São as herdeiras das arrecadas Castrejas que se foram modificando até aos nossos dias mas que se mantêm na sua essência, com pequenas alterações.


Trata-se de um dos poucos casos de ourivesaria em que as classes privilegiadas imitaram peças da ourivesaria popular. 

Atualmente são de forma circular, com a lúnula na "bambolina" ou "pelicano", "SS" filigranados e triângulo invertido como remate. 

São feitas com filigrana aberta, poderão levar uma conta de Viana no encaixe do fecho ou a toda a volta (normalmente cinco).

As arrecadas mais "fidalgas" são de filigrana mais fina e apertada. Têm por vezes algumas pedras preciosas à mistura, sem "pelicano".
Arrecadas de Viana Arrecadas de Viana Reviewed by Marta Rainier on maio 11, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente

Com tecnologia do Blogger.