Francesinha - Sandwich especial

A
Francesinha é um prato típico e originário da cidade do Porto, em Portugal. A francesinha tem a forma de um sanduíche e é constituída por linguiça, salsicha fresca, fiambre, carnes frias e bife de carne de vaca, coberta com queijo posteriormente derretido.

É depois guarnecida com um molho à base de tomate, cerveja e piri-piri. Os acompanhamentos de ovo estrelado (no topo da sanduíche) e batatas fritas são facultativos.


A sua criação tem raízes populares e muitas histórias rodam à volta deste petisco famoso. Com frequência e reunindo algum consenso, atribui-se a sua criação a Daniel David Silva, minhoto de Terras do Bouro, que após estar emigrado, traz as influências do croque-monsieur, confeccionando-o por volta de 1953 na Regaleira, restaurante da rua do Bonjardim no Porto, que ainda hoje serve a iguaria, publicitando-se como local de origem da mesma.

O nome Francesinha, reza a história, deve-se ao facto de Daniel David Silva afirmar que "A mulher mais picante que conheço é a francesa".

Ele decidiu assim dar um toque especial a uma receita tipicamente francesa, chamada "croque-monsieur", que é uma especialidade típica tipo snack rápido muito apreciado nos restaurantes e cafés franceses, e que para os portugueses se pode assemelhar a uma tosta de pão frito com fiambre e queijo.


Este iluminado homem teve a feliz ideia de improvisar e adaptar este prato aos nossos ingredientes e à nossa cultura, adicionando ao nosso paladar a magia de um molho que é a alma da receita.

Transformou um “simples” "croque-monsieur" em algo com mais alma, a transbordar de vida e de substância. Algo que qualquer português ou portuense nunca teria imaginado ser possível comer até à altura.

A partir daqui muitas histórias se contam, inclusive que um empregado da Regaleira, saiu com o segredo do molho, em 1963, para o Restaurante Mucaba, em Vila Nova de Gaia, começando a expansão da criação gastronómica de Silva.

Outra das teorias sobre a origem do prato remonta-o ao contexto da Guerra Peninsular, afirmando que as tropas napoleónicas costumavam comer umas sandes de pão de forma, onde colocavam toda a espécie de carnes e muito queijo. À época, no entretanto, não incluía um complemento que os portuenses passaram a acrescentar – o molho.


Depois do caldo verde, das tripas, da broa e do bacalhau à Gomes de Sá, eis então que nasce a única receita gastronómica original portuense do século XX - A Francesinha.

Este “estrondoso” prato é hoje em dia uma das mais apreciadas iguarias da cidade, e é a especialidade de vários restaurantes locais dos mais chiques aos mais populistas, e considerada pelos goumets internacionais uma das melhores sanduiches do mundo.

A francesinha é portanto um prato do povo, para o povo comer, e presentemente com imensas variantes de receitas (inclusivamente vegetarianas) mas sempre com o mesmo espírito, de maneira a satisfazer todos os diferentes gostos das nossas gentes.

Hoje aparecem novas modalidades de francesinha que adaptam a receita também a circunstâncias de momento, inclusive para comer à mão a acompanhar uma cerveja fresquinha, tornando-a um snack excecional.


Ingredientes

A - Molho

Cebola pequena1 unidade
Alho1 dente
Azeite1 Fio
Louro1 folha
Caldo de Carne1/2 cubo
Polpa de Tomate5 colheres de sopa
Cerveja330 ml
Vinho do Porto3 colheres de sopa
Whisky1 colher de sopa
Molho Inglês1 colher de sopa
Vinho Branco1 colher de sopa
Farinha Saluzena ou Maizena1 colher de sopa
Sal e piri-piriq.b.
Sanduíche

Pão de Forma4 fatias
Bifes2
Salsichas frescas2
Linguiças frescas2
Queijo fatiado2 fatias
Mortadela com azeitona2 fatias
Fiambre2 fatias
Ovos2

Preparação

Comece por refogar em azeite a cebola picada e o alho. Quando alourar junte a folha de loureiro, uma colher de sopa de vinho branco e uma cerveja. Deixe levantar fervura.

Adicione cinco colheres de sopa de polpa de tomate. Junte 1/2 caldo de carne e um pouco de sal.

Junte três colheres de sopa (mal cheias) de Vinho do Porto e duas colheres de sopa de whisky e uma colher de sopa de molho inglês.

Deixe ferver um pouco e tempere com piri-piri.

À parte deite num copo uma colher de sopa de Saluzena ou Maizena e um pouco de água para a dissolver.

Junte ao molho aos poucos até este adquirir uma consistência a gosto.

Retire o tacho do lume, retire a folha de loureiro e com uma varinha mágica rale tudo.

Enquanto faz o molho vá preparando a francesinha:

Tempere os bifes com sal e leve a grelhar. Faça o mesmo para a salsicha fresca e a linguiça (grelhe de preferência abertas ao meio).

Pegue numa fatia de pão e disponha da seguinte forma:

1º uma fatia de fiambre
2º uma fatia de mortadela
3º o bife
4º a salsicha e linguiça
5º uma fatia de queijo
6º outra fatia de pão por cima
7º ovo frito em cima da última fatia de pão (opcional)
8º cobrir com queijo

Leve ao grelhador ou ao forno para derreter o queijo.

Verta o molho quentinho por cima e sirva acompanhado com batatas fritas (à parte).
Francesinha - Sandwich especial Francesinha - Sandwich especial Reviewed by Marta Rainier on maio 11, 2019 Rating: 5

Sem comentários:

Por favor se faltar alguma tradição ou costume, lembre-se de mim, quero saber, para a incluir, e comente

Com tecnologia do Blogger.